História

História

Preciso me apresentar e contar uma pequena história chamada Charlie Brownie pra vocês. Eu me chamo Tiago e tinha 31 anos quando decidi virar empreendedor (confesso que o frio na barriga foi bem grande e eu mal sabia o que me esperava). Foi entre 2013 e 2014 que decidi tirar a ideia do papel no momento em que me senti mais humano, leve, sensato e bem sonhador. E sabem de onde nasce esse despertar? De uma depressão por eu não aceitar quem eu sou, de uma dívida bancária pessoal e de um grande desespero por tentar entender qual o sentido da vida e porque passamos tanto tempo dela trabalhando com aquilo que não nos faz feliz.

Eu aprendi a ser doceiro (amador) com a Vó Mila em São Sebastião do Caí/RS. Cresci ao lado dela na cozinha fazendo tortas e bolos deliciosos todos os finais de semana. De uma receita de bolo de chocolate (que sempre ganhávamos no dia do aniversário) nasceram meus brownies. Aí resolvi servir durante alguns anos em eventos de família e para os meus amigos (prova de fogo). Fui ouvindo a opinião de quem eu mais amo e quero bem. Era quase como um teste de mercado sem a intenção de ser teste, entendem?

O sabor foi aprovado e resolvi vender os brownies na Festa Junina do Colégio Farroupilha no dia 07 de junho de 2014. Foi tão bacana o retorno que senti que deveria colocar minha história de família, sensibilidade e essência no projeto que está entrando no seu quinto ano e tem como objetivo tornar o dia das pessoas mais doce (afinal, pra valerem a pena as calorias precisa ser doce bom, né?)

:)

O nome Charlie Brownie é inspirado nos personagens da minha infância como o Charlie (da Fantástica Fábrica de Chocolates) e muitas outras mágicas histórias em quadrinhos, a partir dessas referências lúdicas criei meus próprios personagens relacionados à história da minha vida. É tipo quadrinho, mas baseado em fatos reais 

Conheça os personagens da Charlie Experience aqui

Depois de um ano produzindo em casa e vendendo pela internet e facebook, em 2015, com muito medo abri nossa primeira loja em Porto Alegre. Com direito a toda sensibilidade, doçura e alegria que a vida merece. Mal sabia eu que a loja daria certo, que o conceito de cafeteria com loja de doces e presentes seria bem recebido pelas pessoas e passado esse desafio, dois anos depois, nasceu o Charlie Pub – no coração do bairro mais diverso e livre de Porto Alegre, a Cidade Baixa. Na segunda casa/loja a gente implantou uma ousadia criando sobremesas que harmonizam com drinks de diferentes estilos. Por enquanto, temos essas duas unidades, um serviço de tele-entrega, parceiros que revendem os doces e também atendemos clientes corporativos. E é assim que a gente vai crescendo sempre focados no afeto e na sensibilidade que aprendi com minha avó e sem jamais deixar de lado nossa essência. Agora, em 2019, tem novidades chegando com a ampliação e qualificação de tudo que a gente procura fazer.  E pensar que tudo começou em meio a uma depressão e crise existencial? Doido, né?

Tiago Schmitz

Empreendedor e Sonhador na Charlie Brownie

Texto escrito em junho de 2014 no início de tudo e adaptado conforme o projeto cresce